Projeto de Marçal identifica autistas no RG

De acordo com o projeto, a informação "pessoa com transtorno de espectro autista" na carteira de identidade serĂĄ incluĂ­da sem qualquer custo.

Por Redação em 12/09/2019 às 08:36:11
Medida tem como proposta garantir atendimento mais ágil ao autista, diz deputado Foto: Luciana Nassar

Medida tem como proposta garantir atendimento mais ágil ao autista, diz deputado Foto: Luciana Nassar

As carteiras de identidade (RG) emitidas no estado de Mato Grosso do Sul poderão incluir a informação sobre a condição de "pessoa com transtorno do Espectro Autista". É o que prevĂȘ Projeto de Lei apresentado nesta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa pelo deputado Marçal Filho (PSDB). A iniciativa é fundamentada no Decreto Federal nÂș 9.278/2018, que trata sobre identificação das condições específicas de pessoas com deficiĂȘncia.

Nem toda deficiĂȘncia é visível, com evidĂȘncia física ou alteração na aparĂȘncia, e as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrentam dificuldades em serem reconhecidas e terem seus direitos respeitados. O TEA é uma disfunção neurológica e a patologia engloba diferentes características como dificuldade de comunicação por deficiĂȘncia no domínio da linguagem, dificuldade de formar o raciocínio lógico, dificuldade de socialização, desenvolvimento de comportamentos restritivos e repetitivos.

De acordo com o projeto, a informação "pessoa com transtorno de espectro autista" na carteira de identidade serĂĄ incluída sem qualquer custo. Para isso, o titular ou o seu representante legal vão poder requerer essa classificação de autista mediante relatório médico, atestando o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista, firmado por médico especialista em Neurologia ou Psiquiatria, nos termos do Decreto n° 9.278, de 05 de fevereiro de 2018.

Fonte: AgĂȘncia ALMS

Comunicar erro

ComentĂĄrios