Sidrolândia e Maracaju estão entre os 20 maiores produtores de soja do País

Informação foi divulgada pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul)

Por Redação em 14/09/2019 às 09:42:00
Tecnificação e boas condições climáticas são diferenciais da produção estadual Foto: Sindicato Rural de Sidrolândia

Tecnificação e boas condições climáticas são diferenciais da produção estadual Foto: Sindicato Rural de Sidrolândia

Os municípios de Sidrolândia e Maracaju registraram elevada produtividade na colheita de soja, fato que os colocou no ranking dos municípios com maior produção agropecuária.

A informação foi confirmada pela unidade técnica da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), por intermédio do levantamento divulgado pela Produção Agrícola Municipal (PAM 2018) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme analisado pela analista técnica da Famasul, Tamiris de Souza, o Estado se destaca por meio do avanço na área plantada e pela tecnificação da atividade agrícola.

"Maracaju e Sidrolândia integram a lista dos 20 maiores produtores de soja do Brasil, pois além de terem grandes áreas de produção, os proprietários rurais são em sua maioria tecnificados e atingem produtividades elevadas. Vale ressaltar que Ponta Porã também entrou para a lista em 2018, na 18ª posição, na frente de Lucas do Rio Verde/MT e Barreiras/BA", explica.

A especialista acrescenta outro fator que contribuiu para os bons resultados nas lavouras do Estado. "Os municípios de MS se destacaram, porque ao contrário dos outros estados, em 2018 a área plantada aumentou. Isso ocorreu porque existem solos e regimes hídricos adequados às culturas e posição geográfica estratégica para o escoamento de sua produção, consolidando sua vocação ao agronegócio".

Em 2018 o valor da produção agrícola no estado atingiu R$ 19,1 bilhões, segundo o IBGE. Um aumento de 24,9% em relação à 2017. Os maiores responsáveis pelo desenvolvimento da região foram a soja com uma produção de 9,9 milhões de toneladas e o milho, que mesmo com problemas climáticos teve um bom preço de mercado com R$ 3,6 bilhões de reais.

FORÇA DO INTERIOR

Na avaliação de Tamiris, os resultados de 2018 contribuem com o desenvolvimento regional e na atração de novos investimentos para as cidades localizadas no interior de Mato Grosso do Sul."Ter municípios entre os maiores produtores do país coloca o Estado automaticamente na posição de um importante player na cadeia produtiva de grãos, gerando riqueza, empregos diretos e indiretos", conclui.

Comunicar erro

Comentários